Templo Hare Krsna – ISKCON Rio de Janeiro

ISKCON

 

Após chegar à cidade de Nova Iorque, em setembro de 1965, Srila Prabhupada lutou sozinho durante um ano inteiro para estabelecer seu movimento para consciência de Deus. Levava uma vida simples, palestrava sempre e onde quer que surgisse a oportunidade e, aos poucos, começou a atrair alguns simpatizantes a seus ensinamentos.

Em julho de 1966, embora ainda trabalhasse sozinho numa modesta lojinha no bairro Lower East Side da cidade de Nova Iorque, Srila Prabhupada fundou uma sociedade espiritual aberta para participação mundial.

Ele a chamou de Sociedade Internacional para Consciência de Krishna. – ISKCON.

A época da incorporação, Srila Prabhupada não tinha sequer um seguidor vinculado. Nem por isso intimidado, ele recrutou voluntários dentre o pequeno grupo de frequentadores de suas palestras noturnas para atuar como os primeiros curadores da ISKCON. Hoje, a Sociedade Internacional para Consciência de Krishna abrange mais de trezentos templos, fazendas, escolas e projetos especiais em todo mundo e mantém uma congregação mundial com milhões de adeptos.

 

Os sete propósitos da ISKCON

Ao fundar o ISKCON, Srila Prabhupada elaborou sete propósitos para a união no espírito de devoção, cultivando a pura consciência no serviço amoroso à Deus. São eles:

1 - Propagar o conhecimento espiritual entre as sociedades a fim de educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual, restabelecendo o equilíbrio dos valores na vida e, finalmente, alcançando a verdadeira união e paz mundiais;

2 - Propagar a consciência de Krishna (Deus), assim como foi revelada nas grandes escrituras da Índia, o Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam;

3 – Unir os membros da sociedade e torná-los mais próximos de Krishna (a entidade primordial). Isto fará com que cada alma (tanto dos membros, como da sociedade) seja parte integrante de Krishna;

4 - Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana – o canto congregacional do santo nome de Deus – tal como foi revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu;

5 - Erguer, para os membros da sociedade e demais, um local sagrado de passatempos transcendentais dedicado à personalidade de Krishna;

6 - Manter os membros unidos com a finalidade de ensinar um modo de vida mais simples e natural;

7 - Publicar e distribuir periódicos, revistas e livros com os propósitos acima mencionados.

18 Responses

  1. Francisco disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber como funciona as reuniões aos domingos o que tenho que fazer para participar?

  2. Bruno disse:

    Boa noite,

    Gostaria de conhecer o festival de domingo, tenho uma filha de 3 anos de idade. É tranquilo levar criança?

    Obrigado

  3. Glaucia disse:

    Boa tarde!!
    Gostaria de saber se as reuniões sao somente aos domingos, e, não sendo, quais os dias e horários para estar no templo.
    Obrigada,
    Glaucia.

    • Hare Krishna Gláucia!
      Temos o festival aos domingos e iniciamos nossas atividades a partir de 8h, com café da manhã, feira orgânica, aula de yoga, palestras, estudos, hareshop. A partir de 17h temos a programação oficial do templo. Quartas-feiras temos estudo aberto do Bhagavad-gita. Ligue para 3563-1627 e receba mais informações sobre estas atividades de quarta-feira.

      Gratidão.

  4. david machado disse:

    boa tarde, gostaria de saber dias e horários de reuniões. Obrigado pela atenção

  5. Luz Micaela disse:

    Olá, Boa Noite!!
    Gostaria de saber como é a programação do festival de domingo, e como é essa programação oficial do templo que começa às 17h e que horas termina tudo?
    Obrigado!!

  6. amanda disse:

    Olá, gostaria de saber, se são feitas reuniões fora do templo?

    • Olá Amanda.
      Sim, temos algumas atividades que ocorrem fora do templo, como por exemplo o Festival de Ratha-yatra, divulgação dos Santos Nomes pelas ruas (Harinama), distribuição de livros (sankirtana) e também oferecemos reuniões, leituras e estudos na casa de amigos ou em studios de yoga (namahata). Entre em contato conosco e fique sabendo o que mais temos.

      Gratos pelo seu contato. Hare Krishna!

      Att,
      Jayadvaita Das

  7. Mayara disse:

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber como funciona o templo , e como é esse festival de domingo; pois gostaria muito de lhes fazer uma visita …

    Obrigada;

    • Hare Krishna, Mayara.

      O templo está aberto diariamente à visitação, mas temos horários específicos com as programações:

      4:30 – mangala-aratik
      7:30 – govinda-puja
      19:00 – sundar-aratik

      Às quartas, depois do Sundar-aratik, temos um estudo aberto do Bhagavad-gita.
      Aos sábados, a partir de 19:00, temos Sundar-aratik e estudo aberto do Bhagavad-gita.
      Aos Domingos, temos programação o dia todo – com Aula de Yoga (10:30); Feira Orgânica; Restaurante Vegetariano; estudos de Sânscrito e Bhagavad-gita (14:00 – 17:00); meditação bhajan (17:30); palestra sobre o Bhagavad-gita (19:15); Celebração e Kirtana (20:30) e Jantar Vegetariano (21:00)

      Entre em contato conosco pelo (21)3563-1627.

      Hare Krishna!

  8. Oi, boa noite, tudo bem?
    Eu fui apresentada ao movimento Hare Krsna há pouquíssimo tempo através de um livro chamado Karma – a justiça infalível, que eu adquiri de um jovem estudante de filosofia por um valor de colaboração, e estou muitíssimo encantada. Acredito ser o “lugar” certo que chegou no momento certo. Através do mesmo livro encontrei o site de vocês e vi que o templo fica bem próximo do meu trabalho e casa.
    Mas não sei nada sobre o movimento, além do que li naquelas páginas.
    Quero conhecer o templo, aos domingos e/ou quartas, mas ficarei perdida se chegar sem conhecimento nenhum? Conseguirei seguir a linha de pensamento de vocês, sobre o Bhagavat-gita, se eu começar a visitar desde agora?
    E o que for, tem como vocês me enviarem por e-mail para eu ir com uma ideia já?
    Obrigada pela atenção.

    Um abraço.

    • Hare Krishna, Jéssica.

      Sim, você poderá estudar, ler e tirar suas dúvidas conosco. Não haverá dificuldade que não possa ser abrandada com respostas claras e sinceridade. O conhecimento do Bhagavad-gita não é sectário, o que indica que todos nós podemos entender e colocar em prática, sem qualquer impedimento à vida que levamos; mas, aos poucos vamos tirando de nossos hábitos o que realmente não faz mais parte de nós. Mas, isto ocorre naturalmente. O mais importante passo foi dado: você iniciar a leitura do Gita; agora, deve estar em contato com os devotos que estudam e vivem o Bhagavad-gita de maneira prática, para que possa ter respondidas suas dúvidas.

      Venha ao Templo. Entre em contato conosco e daremos a atenção necessária para que sua jornada tenha prosseguimento…

      Desde já,
      Hare Krishna!
      Att,
      Jayadvaita Das

Leave a Reply

Deixe uma resposta

Venha nos fazer uma visita!

Templo Hare Krsna - ISKCON Rio de Janeiro

Estrada da Barra da Tijuca, 2010 - Itanhangá,
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3563-1627

Ok